11 Livros sobre Maternidade papo reto sem massagem

864

foto: Carolina Fonseca / Editora Intrínseca


Se você ainda carrega aí dentro do forninho a cria, provavelmente deve estar cercada de links, livros, artigos, apresentações power point, conselhos da tia, pdfs, mensagens inbox  e vídeos que vão do parto natural a introdução alimentar. Buscar informações ( na medida certa ) é bacana, empodera a gente e faz nos sentirmos mais seguras com as nossas escolhas.

Mas como não estamos aqui pra falar diretamente sobre nossxs filhxs e sim sobre nós, mães, listamos 11 livros que são um verdadeiro SPOILER da vida pós maternidade que já te adianto que não tem nada de cor de rosa.

Separa aquele tempinho durante o mamá, da soneca da tarde ou aquela ida a creche pra rir e chorar lendo sobre as dores e as delícias de ser mãe:

1 - Chora Lombar




A autora dos quadrinhos mais divertidos do site fêices, Thaiz Leão (Mãe Solo), compilou seu humor e ironia em um livro, que foi lançado por crowdfunding. O #choralombar é recheado de tirinhas divertidas inspiradas na sua jornada materna, sem nenhum photoshop. ;)

Autora: Thaiz Leão (Mãe Solo)

Ano: 2016
Compre aqui

 

2 - A filha perdida




Leda é uma professora universitária de 40 e poucos anos que decide tirar férias no sul da Itália após as filhas já crescidas se mudarem para o Canadá com o pai. Com elementos simples e uma trama bem construída, a obra acompanha os sentimentos conflitantes dessa personagem que reflete sobre o papel de ser mãe, os desejos e as vontades das mulheres.

Autora: Elena Ferrante

Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Compre aqui

 

3 - Eu era uma ótima mãe até ter filhos




O livro resume a fala daquelx amigx, tix, primx sem filhxs que adora criticar a criação alheia. Aqui mostra se  que na prática a teoria é outra falando da sensação que muitas mães experimentam se deparando com a maternidade ser um "pouquinho" mais complicada do que elas imaginavam. Carregadas de bom humor, as autoras levantam uma série de questões que assolam as mães modernas, em sua maioria desesperadas para cumprir suas 1.001 funções com aquela perfeição muitas vezes, impossível.

 

Autoras: Amy Nobile e Trisha Ashworth

Editora: Sextante
Ano: 2008 Compre Aqui
 

4  - Pequenas grandes mentiras

 



A obra conta a história de três mulheres que aparentemente têm uma vida perfeita em uma pequena cidade da Austrália. Madeline é forte e passional, Celeste é dona de uma beleza estonteante e Jane é uma mãe solo recém-chegada na cidade. Os filhos das três mulheres estudam na mesma escola, onde acontece uma misteriosa tragédia que as envolve. Violência doméstica, estupro, bullying e a pressão que as mães sofrem são alguns dos temas abordados na história.

Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Compre aqui

 

5 - Mães sem manual




Depois de quatro anos à frente do blog Ser Mãe é Padecer na Internet, a jornalista Rita Lisauskas lançou a publicação que é "para a mãe que erra querendo acertar, e acerta tendo a certeza de que está errando". Os textos trazem situações cotidianas da maternidade real, incluindo as cobranças, dúvidas e inseguranças, noites sem dormir, a eterna busca pela posição perfeita para amamentar, as neuras com a saúde do bebê e a falta que faz um tempo a sós.

Autora: Rita Lisauskas
Editora: Belas Artes
Ano: 2017
Compre aqui

6 - Precisamos falar sobre o Kevin

 


De forma perturbadora, a autora levanta a polêmica sobre a maternidade romantizada e constrói uma personagem muito forte e humana. Na obra, uma mãe escreve cartas ao pai do seu filho Kevin, na tentativa de compreender o motivo do assassinato em massa cometido pelo adolescente na escola. Ela rememora cada minúcia da vida conjugal e faz um antielogio à maternidade ao explicitar os instintos sombrios, diariamente menosprezados, por trás dos sagrados laços de família.


Autora: Lionel Shriver
Editora: Intrínseca
Ano: 2007
Compre Aqui

 

7 -  Quem manda aqui sou eu




A ideia de duas amigas pernambucanas em abrir o seus corações e  trazer verdades sobre a maternidade no perfil a verdade é que no Instagram rendeu.  O Quem Manda Aqui Sou Eu – Verdades Inconfessáveis Sobre a Maternidade (contém spoiler)“ virou um compilado das frases divertidas e sinceras como: “Ser mãe é pagar a língua dia após dia” e “A maternidade é um exercício de repetição”.

Autoras: Roberta Monteiro D’Albuquerque e Maria Flor Calil
Editora: Harper Collins Brasil
Ano: 2016
Compre aqui

 

8 - Tudo Eu!